quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Raynner - CONESEF 2012 - Uma nova visão de EAD...


Olá olá....

Bom dia a todos....

Primeiro apresentando-me de forma breve e sucinta, sou Raynner do Polo de Santa Teresa, professor de karatê do Projeto Educarte vigente na Prefeitura Municipal de Santa Teresa há cerca de 6 anos e aluno EAD Prolicen em Educação Física....

A postagem que aqui se faz, gira em torno de 2 eixos: A primeira experiência com o CONESEF e Apresentação da Oficina de Blog...


Penso que a proposta do CONESEF em nosso currículo acadêmico, veio a contribuir de forma satisfatória e engrandecedora em nosso processo de formação, pois a sua dinâmica proporcionou um entretenimento e inter-relacionamento com vários profissionais da área de Educação Física. 

A proposta de efetivação apenas dos SAC´S em si até este momento do curso, contribuíram também para nosso processo formativo enquanto profissional de Educação Física, mas observando por horizontes críticos, vejo que a diferença entre um e outro está em sua operacionalidade. 

Penso que nos SAC´S ocorre um distanciamento entre alunos, tutores e todo o corpo envolvido com a organização, já a idéia de propor o CONESEF concomitamente com o SAC, veio a aproximar todo o corpo envolvido com o Prolicen assim como outros profissionais da área de EF. Estar em contato, dialogando, trocando experiências e idéias com profissionais de nosso campo de atuação de diferentes modalidades de nossa área, contribui para uma busca e/ou constituição de nossa identidade como profissional.

Até o momento, a dinâmica do CONESEF com a participação de toda a massa PROLICEN, diria a massa, pois está presente os tutores, os alunos e membros da coordenação do programa, vejo que está engrandecendo de forma quantitativa e qualitativa para este evento de grande visibilidade dos profissionais da área de Educação Física. Penso até que esta proposta de SAC e CONESEF juntos deveria fazer parte de nosso currículo desde o início do curso, pois tanto as informações aqui recebidas e refletidas, assim como a aproximação de diversos outros profissionais já graduados e atuantes da área aumenta nossa rede de contatos e também nos abre a mente para pensar numa Educação Física que possa estar presente tanto no ambiente escola como também em outros campos de sua atuação.
     
Em um segundo momento agora, falando como Congressista/EAD, vejo que a essa idéia que foi lançada a nós alunos do Polo de Santa Teresa, onde deveríamos expor nossas idéias em relação as experiências compartilhadas e vivenciadas com a operacionalidade do blogger http://www.st-folio-ead.blogspot.com.br/ proposto e implantado pela Tutora Teresa, penso que foi uma forma de mostrar aquilo que realmente o Programa do Curso PROLICEN modificou ou contribuiu em nossas vidas não apenas como profissional da área, mas como cidadãos. Essa idéia de criação e operacionalidade com essa ferramenta virtual abriu um leque de informações e vivências a qual poderemos enquanto profissional atuante, levar a tecnologia para nossos alunos. Nessa proposta, pude sair do senso comum, estar em entretenimento com o ambiente virtual de forma produtiva e colaborativa em nossas práxis pedagógica.


Pudemos estar em contato com várias ferramentas virtuais, slideshere, youtube, gmai etc, que simplificam e/ou erradicam várias transtornos a nós, como por exemplo a dificuldade em armazenar dados de nosso cotidiano enquanto profissional atuante. Essas ferramentas quando bem utilizadas, simplificam nosso trabalho, assim como nos faz expor ao mundo, nossos registros e idéias. Um exemplo disso foi à experiência que tive com a Oficina do Sac VI (Práticas Inclusivas) de por meio da proposta dinâmica do blogger, fazer com que a rede compartilhasse e/ou se interagisse com as atividades que ocorreram. http://www.slideshare.net/martinhobarcelos/apresentao-sac-vi

Por fim, penso que a apresentação desse Seminário: O BLOG COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA, foi uma forma de apresentar nossas atividades acadêmicas, e mostrar o quão necessário é para nossa formação como aluno EAD, estar em contato e entretenimento com o ambiente virtual de forma produtiva, voltando seus resultados para o benefício de nossos alunos e a nós enquanto profissionais e cidadãos.



No mais, agradeço a Teresa Penedo nossa tutora pela idéia lançada, certo de que se não fosse seu comprometimento com nós alunos do Polo de Santa Teresa, todo o trabalho e/ou idéia lançada teria sido em vão. Seu compromisso com nosso processo formativo nos propondo a idéia de explorar a tecnologia para nossa atuação cotidiana, veio a colaborar de forma significativa e satisfatória enquanto docentes, pois expor nossas idéias e registros nos tornam mais sensíveis, fazendo com que nós tenhamos um olhar “diferente” para nossas intervenções, buscando armazenar os mínimos detalhes...

PARABÉNS A TODOS....Teresa Penedo, Fernanda Paiva, Mariana Pozzatti e nós alunos do POLO DE SANTA TERESA....!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (desculpe se esqueci de alguém..rsrs)


Nenhum comentário:

Postar um comentário